Terça-feira, 27 de Novembro de 2007
Historia de Águeda

    Antes de pormenorizar a cultura de águeda, vamos falar sobre a historia de Águeda:

    Águeda, sede de concelho desde 1834 e cidade desde 1985, deve a sua fundação aos celtas, Túrdulos e Gregos remontando ao ano de 370 Ac. Existem no actual concelho de Águeda abundantes vestígios comprovativos da presença romana, nomeadamente na estação arqueológica do Cabeço do Vouga. Relativamente à cidade, há fortes probabilidades de que a via romana que ligava Aeminium (Coimbra) a Cale (Gaia) passasse por Águeda.

     No século XI, Águeda é uma povoação próspera, com um comércio desenvolvido e o seu porto movimentado, abastecendo-se a si e às populações vizinhas de além Alcoba (hoje Caramulo). É referida, em documentos de 1050 e 1077, tanto pelo seu nome primitivo Casal Lousado (lat. Casal Lousato) como pelo seu nome próprio latinizado Anegia, Agatha e Ágada.

     Em 1834, Águeda ascende à categoria de sede de concelho, por consequência da revolução liberal dando-se uma reforma administrativa devido à sua capital importância na estratégia político-militar da resistência, à 2ª invasão francesa, pois possuía um hospital militar que socorria os feridos provenientes das batalhas. Desde que foi elevada à categoria de concelho, Águeda começou a ter uma vida política bastante movimentada, mas foi sempre muito bem representada por nomes influentes da terra e no dia 8 de Julho de 1985, a vila de Águeda é elevada à categoria de cidade.



Publicado por ofuturopassaporagueda às 22:08
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

.Sobre Nós...
.Últimos Posts

. Palestra

. Aviso..

. Dá a tua opinião - Votaçã...

. Fórum

. Parque Temático

. Paulicêa Radical

. Portugal dos Pequeninos

. Colectânea de bares

. Centro Cultural Aguedense

. Parque Tecnológico

.Arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Favoritos

. Convite aos blogues

.Patrocínios e Apoios
.tags

. todas as tags

blogs SAPO
.subscrever feeds